Cliente X Vendedor (Parte I)

Hoje estou aqui pra falar do mundo da moda, do glamour, flashes, laquê, plumas (palmas) hahaha…Ok,  é um pouco menos “Marie Claire” que isso.

Eu trabalhava numa loja de roupas masculinas e tentava entender o comportamento dos consumidores. Afinal, os clientes saem a procura do quê? – Essa é pra Amêndoa. Por que a moda faz as pessoas saírem de casa para os shoppings compulsivamente à procura de nada?

Do lado de dentro da loja, pude vivenciar experiências únicas. Desde cliente querendo fazer meu mapa astral, gente andando de cueca pela loja, briga de casais por causa de uma bermuda, até cliente me oferendo visto pros EUA (?). Mas, estas eu deixo pra outro post. Neste aqui, quero falar particularmente sobre o impulso que as pessoas têm de entrar nas lojas, sem necessidade, sem poder comprar nada e, muitas vezes, sem querer querendo.

Antes de mais nada, é preciso saber onde está entrando. A maioria das pessoas entra nas lojas sem nem olhar preço ou vitrine. Parece que tem um aspirador que as suga! Elas chegam na loja e ficam com aquela cara de empada praiana. Metem o pezão antes para depois refletirem: “Ops…Entrei no lugar errado”. O que é preciso saber é que EXISTE um ser do lado de dentro da loja que espera todos os outros vendedores atenderem pra chegar a sua tão desejada vez. Quando o cliente entra na loja e se dá conta de que não era pra estar lá, começa a sessão “Mil desculpas”. Vamos simular um diálogo:

Cliente – Oi…eu tava procurando uma camisa pro meu pai.
Vendedor – Camisa social, de malha?
C – De malha, mas não sei. De repente umas cuecas… (porque já viu que a loja é cara e decide ver o produto mais barato)
V – Ah, mas dá uma olhadinha nas camisetas de malha. Estão tão lindas!
C – Ah é? Estão, é? (Diz ela esfregando os dedos na malha e aproximando o rosto, espremendo os olhinhos.)
V – Olha! Nós temos a telha, a melancia, a cáqui, a ouro, a gelo.

[ Faço aqui um obs. A moda já não é mais a mesma. Não se fazem mais cores como antigamente. O laranja escuro virou telha, o amarelo virou ouro, o cinza virou gelo, o rosa escuro, melancia, o verde, cáqui. Um inferno! (de repente, esse seria o nome do próximo vermelho) ]

C – Hãn…SÓ ESSAS?
V- Sim. TODAS ESSAS!

A resposta da vendedora seria o que eu, sinceramente, gostaria de ter respondido nestes momentos. Essas mil desculpas totalmente incoerentes são de irritar qualquer vendedor. Eles chegam procurando uma camisa e saem procurando um jogo de tabuleiro ( lembrando que não são vendidos em loja de roupa masculina).

Outro tipo de cliente que irrita são os “sem querer querendo”. Geralmente entram pra falar no celular, pedir informação do shopping ou pra perguntar se algum adereço de decoração da vitrine está à venda. Exemplo:

V- Boa noite! (Feliz da vida por chegar sua vez).
C – Boa noite. Quanto tá aquele vaso de vidro ali da vitrine?
V – É um enfeite, senhora.
C – Aaah hahahahahahaha, não vende não, é ???? hahaha
V – Hehehehe… Não. ¬¬

Na loja que eu trabalhava, já perguntaram se vendia o aroma que jogavam pelo ar condicionado pra deixar o ambiente cheiroso. Realmente, as pessoas são muito criativas!

Bom, sem delongas, eu sou cliente também e entendo que as pessoas não se preocupam mesmo. Quem está do outro lado não se toca que dentro de uma loja existe um outro mundo, cheio de burocracia e regras. Se você entra na loja para falar no telefone, a pessoa que estava na vez cai e volta pro final da fila de atendimento. O mesmo acontece se você chegar e botar sua linda mãozinha na manga de uma camisa da vitrine. Eu já passei por essas situações e, agora, confesso que são engraçadas, mas na hora… são de deixar “uva” de raiva!

Beijo-não-me-liga-tchau.

7 comentários sobre “Cliente X Vendedor (Parte I)

  1. Eu concordo com quase tudo pois minha irmã trabalhava em loja e falava que era assim mesmo.

    Só trocaria a palavra “pessoas” por “mulheres”… Homem que é homem que se preza entra na loja certa, buscando o presente ou produto certo, pega, paga e tchau.

    No máximo, dá mole pra vendedora. rssss

Deixe uma resposta

